Retornar para ganhar!

Consiste num programa de incentivo da cultura de retornáveis, suportado por apoio de aplicativo/site para registro, gestão do processo e educação socioambiental, onde o comprometimento com a reciclagem gera pontos que dão descontos na compra de produtos da AMBEV, cuja contagem será feita através de pontos de coleta fixos de embalagens recicláveis de vidro, alumínio e PET, de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. As interações no módulo educacional do aplicativo/site serão através das técnicas de gamificação, com perguntas e respostas, enquetes e jogos criativos sobre o tema, de forma que os consumidores possam acumular pontos que seriam transformados em descontos na compra de produtos da AMBEV. O aplicativo também focará público-alvo em escolas e universidades, que poderá utilizá-lo em campanhas de conscientização e bonificações. A pontuação a ser acumulada irá variar de acordo com o tipo e quantidade de embalagem depositada (cuja relação estará disponível no aplicativo, ou no site.
Quais são as Causas que você defende ativamente?
1 Erradicação da Pobreza,3 Saúde e Bem,4 Educação de Qualidade,7 Energia Acessível e Limpa,8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico,9 Indústria Inovação e Infraestrutura,11 Cidades e Comunidades Sustentáveis,12 Consumo e Produção Responsáveis
Qual desafio a sua idéia visa solucionar?
Cultura do retornável
Qual é o problema identificado e como você pretende resolve-lo?
As consequências do descarte excessivo e descontrolado de embalagens não biodegradáveis, que pode ocasionar desequilíbrios ambientais graves. A solução passa por um processo de reeducação e conscientização para a prática de reutilização e reciclagem.
Descreva o seu público alvo?
O público-alvo são os consumidores de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, nas mais diversas faixas etárias. A abrangência é ampla pois serão utilizados recursos tecnológicos de uso cada vez frequente na sociedade.
Como você chegou até o desafio?
Embaixadores e Multiplicadores Socialab
Qual o seu nome completo?
Vanderlei Menezes Conceição
Como você quer ser chamado? (Nome social ou Apelido)
Vanderlei Menezes
Qual a sua identidade de Gênero?
Masculino
Estado / Cidade
Bahia/Salvador

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Retornar para ganhar!"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Vanderlei Menezes a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Idéia excelente! Proposta viável e sustentável. Englobando educar administrar a reciclagem , acessibilidade a tecnologia com criação de aplicativo rentável ao acúmulo de acesso . Essa proposta é estimuladora , incentiva onsumidores AMBEV.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Caique Fernando, pelo comentário e apoio. Fico contente pela sua avaliação sobre a viabilidade de implementação da ideia, vamos em frente e contamos com a participação de todos.
Responder
Reportar
hace 3 años
A ideia é muita boa, mas tenho o pé atrás quando criamos incentivos que não exponhe a causa de tanta geração de resíduos (o consumismo). Há práticas comerciais que se aproveitam do reciclo apenas para vender mais, inclusive gerando mais resíduos (muitos ocultos ao processo).
Responder
Reportar
hace 3 años
Caro Edvaldo Marques, muito oportuna a sua explanação. Realmente a geração cada vez mais crescente de resíduos é uma preocupação de suma importância a ser abordada num contexto socioambiental; concordo com você. Para o desafio aqui proposto pela AMBEV o foco foi de diminuir os impactos ao meio ambiente decorrente da geração de resíduos pelas embalagens de seus produtos, incentivando o retorno das mesmas, possibilitando reuso e reciclagem; uma forma de mitigar este impactos. Mas permita-me esclarecer que no projeto que estamos propondo existe uma solução tecnológica complementar, que também permite abordagens criativas e interativas , com foco em educação e conscientização ambiental, e que poderá perfeitamente abordar os temas relacionados a reuso e reciclagem, como também há muitos outros temas socioambientais, relativos ao consumo exagerado e geração de resíduos, como muito bem você aqui coloca. Muito obrigado pela sua colaboração.
Responder
Reportar
hace 3 años
Caro Edvaldo Marques, muito oportuna a sua explanação. Realmente a geração cada vez mais crescente de resíduos é sim suma preocupação a ser aborda, num contexto socioambiental; concordo com você. Para o desafio aqui proposto pela AMBEV o foco foi de diminuir os impactos ao meio ambiente decorrente da geração de resíduos pelas embalagens de seus produtos, incentivando o retorno das mesmas, possibilitando reuso e reciclagem; uma forma de mitigar este impactos. Mas permita-me esclarecer que no projeto que estamos propondo existe uma solução tecnológica complementar, que também permite abordagens criativas e interativas , com foco em educação e conscientização ambiental, e que poderá perfeitamente abordar os temas relacionados a reuso e reciclagem, como também há muitos outros temas socioambientais, relativos ao consumo exagerado e geração de resíduos, como muito bem você aqui coloca. Muito obrigado pela sua colaboração.
Responder
Reportar
hace 3 años
A cultura do consumo racional e consciente (incluindo a reciclagem ) é extremamente pertinente e necessária aos nossos dias. todas as organizações deveriam vincular-se a esta ideia dentro do seu nincho de mercado. Parabéns Pela proposta .
Responder
Reportar
hace 3 años
Consumo racional e consciente são realmente pontos chaves neste contexto de cultora do retornável. A nossa ideia abrange este cenário nas duas vertentes que foram projetadas: incentivo aos consumidores para devolução de embalagens e ao mesmo tempo disponibilizando recursos de tecnologia para promover educação e conscientização para temas socioambientais. Obrigado por enriquecer esta discussão.
Responder
Reportar
hace 3 años
Atitudes sustentáveis precisam ser incentivadas e praticadas por todos. Não há planeta B. Excelente proposta!
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Cláudia Maciel, pelo comentário e apoio. A ideia que estamos apresentando tem o objetivo de incentivar a cultura socioambiental. Sempre serão bem vindas as atitudes e comportamentos sustentáveis. A mudança cultural tem que estar representada por ações concretas, não é verdade? Contamos com todos!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Produzimos muito lixo todos os dias. Ideias sustentáveis como essa são muito bem-vindas. Parabéns, Vanderlei, excelente proposta!
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Nandally Ribeiro, pelo comentário e apoio. A produção de resíduos e seu descarte descontrolado no meio ambiente é um problema muito sério. A ideia que estamos apresentando tem o objetivo de incentivar a cultura socioambiental. Contamos com a participação de todos nestas inciativas. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelente proposta !!!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Paulo Marques, pelo comentário e apoio. A ideia que estamos apresentando tem o objetivo de incentivar a cultura socioambiental. Contamos com a participação de todos nestas inciativas. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Ótima iniciativa, o PLANETA agradece!
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Caroline Evangelista pelo comentário e apoio. A ideia que estamos apresentando tem o objetivo de incentivar a cultura socioambiental. Contamos com a participação de todos nestas inciativas. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Uma ótima iniciativa! Precisamos desenvolver um mundo mas sustentável.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Rute Cardoso, pelo comentário e apoio. A ideia que estamos apresentando tem o objetivo de incentivar a cultura socioambiental. Contamos com a participação de todos nestas inciativas. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelente proposta! Focar na cultura dos retornáveis e recicláveis é um ponto de suma importância!
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Cibele, pelo comentário e apoio. A ideia que estamos apresentando tem o objetivo de incentivar a cultura socioambiental. Contamos com a participação de todos nestas inciativas. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
A ideia é excelente e promove a cultura da reciclagem, exemplo clássico da logística reversa! Boa sorte Vanderlei querido!
Responder
Reportar
hace 3 años
Fico muito contente pelo seu apoio e incentivo, Nivia Menezes. A cultura dos retornáveis, como parte da logística reversa, ou logística verde, tem importante papel socioambiental, além de incrementar a economia circular. Estamos juntos!!
Responder
Reportar
hace 3 años
A questão lixo urbano precisa ser melhor atacada pelo poder público, incentivando estudos como este. Não restam dúvidas que a reciclagem das embalagens, sejam garrafas de vidro ou latas de alumínio, são importantes fonte de degradação ambiental, mas também podem se tornar fonte de renda para população mais desfavorecida e mesmo para redução de custo no processo produtivo das empresas produtoras de bebidas. Aí está a lacuna deixada pelo poder publico ao não atuar no aumento de renda e redução de desperdícios e consequente preservação ambiental. São meus comentários!
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelentes comentários Fábio Rosa. Poder público e iniciativa privada podem e devem incentivar as iniciativas da economia cíclica. Essas e muitas outras ideias por certo irão colaborar neste objetivo. Todos ganham, e o meio ambiente agradece. Fico muito grato pelas suas colaborações.
Responder
Reportar
hace 3 años
Boa sorte! Excelente iniciativa+
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Luciana Lopes pelo incentivo e avaliação. Buscamos ideias que possam incentivar a consciência socioambiental de cada um de nós.
Responder
Reportar
hace 3 años
Parabéns pela iniciativa!
Responder
Reportar
hace 3 años
Muito obrigado Kiko Guimarães, pelo incentivo!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Um projeto com visão sistemática interessante e necessária. Pensar nas dimensões ambiental, social (inclusão dos profissionais catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis) e econômica (promoção da logística reversa) é o caminho para sustentabilidade com responsabilidade compartilhada e controle social. Muito boa a iniciativa Vanderlei.
Responder
Reportar
hace 3 años
Fico agradecido pelo seu apoio ao projeto, Aline Santana. Seus pontos de atenção referentes às dimensões ambiental, social e econômica, enriquecem as nossas ideias propostas no projeto. Considerando as regras colocadas para o desafio da cultura do retornável, focamos na implementação com foco nos consumidores finais, sendo incentivados e conscientizados para o tema. Mas são sim pertinentes e muito importantes os seus pontos de atenção referentes às s questões sociais e de economia circular para geração de rendas, principalmente no tocante aos profissionais catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. Há alguns anos a AMBEV, por meio do Programa Reciclar pelo Brasil, é parceira da ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), desta forma o nosso projeto se acopla plenamente neste contexto. Muito grato pela sua contribuição e enriquecimento da discussão.
Responder
Reportar
hace 3 años
Iniciativa excelente, tenho certeza q esse projeto vai conscientizar melhor as pessoas sobre a reciclagem. Precisamos de pontos em todos os bairros, isso vai facilitar. Parabéns Vanderlei. Além de ajudar o planeta vai gerar renda para muitas pessoas.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Izaura Cristina pelo seu apoio e motivação. A conscientização é palavra chave neste processo. Ampliar os pontos de coleta e facilitar o acesso e a praticidade são fundamentais para incrementar a cultura dos retornáveis. O projeto proposto busca caminha neste contexto, incentivando os consumidores e colaborando no aumento da consciência socioambiental. Isso aí, vamos todos caminhar juntos!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelente proposta! Sempre fico pensando como poderia descartar de forma mais assertiva. Afinal, apesar de haver os coletores pela cidade, não são acessíveis. É sempre preciso se deslocar muito, com o peso do material, para que o descarte seja adequado. O acaba ocorrendo? Descarte conjunto ao lixo comum.
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelentes e oportunos os seus comentários e pontos de atenção, Naira Jesus. Ao elaborarmos o projeto inicial desta ideia prevíamos pontos de coleta fixo e móveis, que neste caso seriam nas residências do consumidor, o qual faria a programação de coleta pelo aplicativo que compõe o nosso projeto, isso para uma quantidade mínima a ser recolhida, e que garanta a economicidade, face custos adicionais de transporte envolvidos. Como na regra do desafio da AMBEV existe uma valor orçamentário limite para implementação da ideia, resolvemos deixar o projeto apenas com pontos de coleta fixo, utilizando uma "sacola" bem criativa já elaborada pela AMBEV. Desta forma não teríamos a inviabilidade para implantar o projeto proposto. Mas tenho a certeza que, com o sucesso alcançado nesta fase, a AMBEV poderá sim implantar a coleta em pontos móveis (domicilio), através de parceria com empresa de Logística Verde, ou por convênios com empresas coletoras de resíduos residenciais. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
É a Politica Nacional de Resíduos Solidos sendo efetivada. Excelente inciativa Vanderlei.
Responder
Reportar
hace 3 años
Oportuna sua colocação, Aline Santana. Realmente no Brasil já existem políticas e regulamentações sobre o tema, e o mais importante agora será implementarmos ações sistemáticas neste sentido, e que todos possam aderir e dar a sua contribuição. Sua análise foi perfeita. Muito obrigado por ampliar o espectro de discussão.
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelente idéia, ainda não vi aqui em Salvador nenhum local que receba vidros para reciclagem. Com este projeto vamos ganhar duas vezes: cuidando do meio ambiente e ainda sendo bonificados. E será de forma lúdica e educativa! Show, parabéns!
Responder
Reportar
hace 3 años
Retificando: Obrigado pela mensagem de apoio e incentivo, Alessandra Santigo. Eu também não vejo em Salvador pontos de coleta de retornáveis, mas sabemos que em outros Estados isto já vem sendo praticado com maior intensidade. Podemos até expandir, desde que seja economicamente viável, o projeto, incluindo além de pontos fixos de coletas, pontos móveis, que seriam os domicílios dos consumidores. As atuais ações necessitam sim de maior abrangência e sistematização, como também se faz necessário investir em maior divulgação; você foi precisa em colocar esses pontos aqui. O projeto tem essa dupla perspectiva, ser capaz de incentivar a devolução de embalagens, para reutilização e reciclagem, com recompensas de bônus, bem como proporcionar, por meio de ferramentas tecnológicas acessíveis, práticas lúdicas e criativas, de cunho educacional, para aumentar a consciência socioambiental das pessoas. Valeu pelas suas contribuições e alertas.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado pela mensagem de apoio e incentivo, Alessandra Santigo. Eu também não vejo em Salvador pontos de coleta de retornáveis, embora saibamos que em alguns outros Estados a prática já vem sendo adotada. Podemos, inclusive ampliar, desde que viável economicamente, o projeto incluindo além de pontos fixos de coleta, pontos móveis, que seriam os domicílios dos consumidores. Realmente necessita ter uma maior implementação, de forma abrangente e sistemática, bem como investir na divulgação ampla dessas iniciativas; você foi precisa em colocar aqui estes pontos. O projeto tem sim esta dupla perspectiva, de poder incentivar o retorno de embalagens para reuso e reciclagem, com prêmios de bonificação, como também proporcionar, através de ferramentas tecnológicas de amplo acesso, e com práticas lúdicas, criativas e educacionais, o aumento da consciência socioambiental das pessoas. Valeu pelas suas contribuições e alertas.
Responder
Reportar
hace 3 años
Ação positiva para maximizar o retorno de embalagens e geração de renda.
Responder
Reportar
hace 3 años
Exatamente, é nesta trilha que o projeto foi elaborado e proposto, Raimundo Costa. A cultura do retornável faz parte do contexto socioambiental e da economia circular. Todos podem ganhar e o meio ambiente agradece. Valeu pelo seu apoio a nossa ideia!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Gostei do projeto. o mundo necessita dessas ações. A população precisa ser mais consciente. Educação ambiental. Essas ações podem alertar toda a população. Parabéns.
Responder
Reportar
hace 3 años
Fico feliz pela sua aprovação desse projeto, Ruth Navarro. As ações de educação ambiental são, de fato, graduais. Necessita de persistência e envolvimento de todos. A cultura do retornável é parte importante no processo de consciência socioambiental. Foi exatamente com base neste contexto que procuramos desenvolver este projeto para motivar cada vez mais pessoas. Sabemos que poderemos contar com seu apoio. Muito obrigado!!
Responder
Reportar
hace 3 años
O Canada possui um programa de recicláveis com as garrafas e latas, onde cada item retornado custa 0.10 cents para quem retorna e vc pode usar de crédito nas lojas onde vendem bebida alcoólica (beer store no caso). Parabéns pela ideia e iniciativa aí no Brasa.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado V.Mello pela informação e apoio. Bom saber que em outros países já existem iniciativas similares. O que estamos propondo além de ter este incentivo pecuniário, inclui também uma plataforma tecnológica para gestão da prática, com foco inclusive em educação e conscientização ambiental. Valeu !!
Responder
Reportar
hace 3 años
Ótima ideia! Eu como consumidor adoraria ver ela posta em pratica.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Mauricio Peixoto. Vamos ficar juntos, nesta torcida.
Responder
Reportar
hace 3 años
Meus parabéns pela ideia e iniciativa! Tem mto potencial!
Responder
Reportar
hace 3 años
Fico grato pelo seu manifesto Diogo Armucho. Iniciativas que permitam, através da logística vede, minimizar os impactos ambientais, fazem parte da economia cíclica e de atitudes de cidadania.
Responder
Reportar
hace 3 años
Ótima ideia!! Tem potencial
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado André Paulo, pela sua motivação. A ideia proposta tem o objetivo de poder criar um movimento de mobilização cidadã, associado a um processo educacional e de mudança de cultura ambiental.
Responder
Reportar
hace 3 años
Grande potencial, belo conceito !
Responder
Reportar
hace 3 años
Agradecido Ale Barcellini pela manifestação. Buscamos com a ideia estimular, de forma prática, e através de processo de mudança de atitude, iniciativas de redução de impactos por resíduos que trazerem desequilibro ao nosso meio ambiente. Valeu!!
Responder
Reportar
hace 3 años
Excelente ideia! ??????
Responder
Reportar
hace 3 años
Muito obrigado Felipe Vieira. Contamos com todos neste movimento de mudança cultural em pro da proteção do nosso meio ambiente.
Responder
Reportar
hace 3 años
??????
Responder
Reportar
hace 3 años
Valor Lucas Issa. Nos deixa muito feliz saber que a ideia tem seu apoio.
Responder
Reportar
hace 3 años
Valeu Lucas...
Responder
Reportar
hace 3 años
Belíssima ideia!!! Muito bacana!
Responder
Reportar
hace 3 años
Muito obrigado Jorge Augusto, fico agradecido e feliz pelo seu apoio a esta ideia!
Responder
Reportar
hace 3 años
Retorno garantido! Parabéns pelo desenvolvimento de mais uma ideia brilhante.
Responder
Reportar
hace 3 años
Obrigado Matheus Menezes pelas palavras de incentivo. Como costumo dizer: mude aquilo que está ao seu redor, e mude o mundo!!
Responder
Reportar
hace 3 años

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Retornar para ganhar!"

AMBEV Inovação Aberta

Ideias que transformam. Do rabisco ao projeto, toda ideia importa!

Participar Propuestas